Conheça as árvores gigantes de Santa Catarina - NSC Total:

21/09/2023 - 06:00 - Atualizada em: 21/09/2023 - 10:27

 

Entrevista - Observatório de Justiça & Conservação - Árvores Gigantes - 21/03/2023

 

 

Araucária foi o tema principal no aniversário de 43º ano do programa Globo Rural - 08/01-2023

- As árvores gigantes, a cultura, a culinária, os povos tradicionais e o manejo e uso da espécie foram temas destaques na reportagem.

Link: Reportagem

 

As árvores gigantes da Amazônia

 
Santuário das árvores gigantes na amazônia brasileira: um ambiente preservado e uma fronteira para pesquisa científica.
 
 
 
 

REPORTAGEM: BAND - ÁRVORES GIGANTES

 
 
 
 

Disponivel no YouTube:

https://youtu.be/AL8enhNsXx4

 

Bem-vindo(a) ao site em busca das ÁRVORES GIGANTES!

Esse local tem o objetivo de catalogar as maiores árvores no Brasil, conhecê-las e saber o estado de conservação. Aqui podemos compartilhar e trocar experiências com todos aqueles interessados em estudar e apreciar as grandes árvores. Você pode nos ajudar a montar esse banco de dados e descobrirmos quais são as maiores árvores em altura, diâmetro e volume, por região, estado, tipologia florestal, etc. Podemos medi-las juntos! Escalando-as ou aferindo-as no solo. Alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e interessados em trabalho em altura e ecologia de dossel podem juntar-se conosco nessa jornada, descobrindo novas fronteiras de estudo em cima das árvores. 

Qual é o motivo da busca pelas ÁRVORES GIGANTES?

Novas ações de gestão são necessárias para conservar as grandes árvores antigas existentes, primeiramente, a catalogação e o reconhecimento dos indivíduos, para em um segundo momento haver o recrutamento e a manutenção da estrutura etária das populações de árvores que assegure uma oferta perpétua de grandes árvores antigas, sustentando, assim, as propriedades funcionais ecológicas e econômicas que tais árvores fornecem em pé beneficiando a sociedade e os ecossistemas associados. Sem uma ação urgente, nesse cenário de degradação ambiental crescente, as funções bióticas, ecológicas e econômicas associadas às grandes árvores correm o risco de serem completamente perdidas. Novas políticas e práticas são urgentemente necessárias para conservar as árvores grandes existentes no Brasil, restaurando as populações ecologicamente eficazes e viáveis dessas árvores, gerenciando árvores e florestas em escalas temporais e espaciais muito mais longas do que as atualmente praticadas; bem como protegendo locais em que elas estão e os ambientes mais prováveis de seu desenvolvimento (Scipioni, 2019Scipioni et al. 2019aScipioni et al. 2019b).

Patriarca - Parque Estadual de Vassununga, Santa Rita do Passa Quatro - SP

VALORIZANDO E RECONHECENDO AS NOSSAS GIGANTES... 

 

Placas informativas com o ranqueamentos dos maiores Pinheiros-brasileiros, Parque René Frey, Fraiburgo, SC. 

 

ALCANÇANDO O INACESSÍVEL

Escalar árvores por corda para mapear a copa, medir galhos, ramos, a altura correta da árvore, os diâmetros do tronco em diferentes posições de altura, conhecer as espécies do dossel (plantas e animais)... É emocionante! Difícil e perigoso? Talvez. Com técnicas de ascensão por cordas e equipamentos corretos é fácil e seguro. Assim, podemos estudar e manejar as árvores de grande porte, isoladas em áreas abertas ou nas florestas, sem derrubá-las ou agredir o seu tronco e as formas de vida associada, evitando a escalada com uso de esporas ou peconha. Conservar as árvores e o ecossistema suportado por elas é de extrema importância para estudos ecológicos em floresta de crescimento antigo por sua raridade e falta de informação. Esses estudos complementam áreas de conhecimento em biometria, manejo florestal, botânica, fitossociologia, ecologia, fauna, entre outros, atendendo diversas áreas de conhecimento científico e profissional, além encorajar atividade de arboricultura e a ecologia de dossel ainda incipiente no Brasil. 

Conhecendo as árvores gigantes... prof. Marcelo Scipioni em apresentação virtual para os alunos de Dendrocronologia do curso de  Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais (ESAQL/USP). Confira no youtube: www.youtube.com/watch?v=kTGTEj2jw8Y.

Enquete

Qual é a maior árvore que você já abraçou até o momento?

Total de votos: 3992