Árvores em pé ou caída são objetos de pesquisa. Avise se tiver conhecimento! Nós iremos até o local.

O QUE É UMA ÁRVORE GIGANTE PARA O PROJETO? 

São árvores com mais de 1,50 m de diâmetro  (DAP) ou 471 cm de circunferência (CAP) à altura do peito (1,3 m da altura do solo).

Como nomear e medir uma grande árvore
 

Para nomear uma árvore grande, você deve primeiro ter certeza da identificação correta da espécie de árvore e, em seguida, fazer algumas medições básicas para determinar a circunferência na altura de 1,30 m do solo (CAP), se possível medir a altura da árvore em metros (não obrigatório). Fotografia com uma pessoa ao lado da árvore é recomendável para verificação do tamanho do tronco. Saliências na base do tronco e bases tabulares podem ser incluídas na altura de 1,3 m (ex.: Figueiras). A localização geográfica da árvore é obrigatória para o registro da árvore no banco de dados. 

 

As árvores relatadas pelo proprietário ou nomeador que identificou e mediu corretamente a árvore e apresentam tamanho mínimo poderão ser cadastradas.  Após as medições iniciais terem sido tomadas, entre em contato com o escritório local de Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental ou órgão ambiental estadual (IAP, IMA, FEPAM, etc)  ou federal (ICMBio, IBAMA ou Serviço Florestal Brasileiro) no qual a árvore está localizada para que um engenheiro florestal ou técnico em meio ambiente possa certificar as medições, principalmente a medida de altura (m). Observação: as medições podem ser confirmadas por profissionais com experiência em identificar e medir árvores, por exemplo, arboristas e acadêmicos em engenharia florestal e áreas afins.

Para o nomear uma árvore nova é recomendado o uso de nomes já consolidados na comunidade local (por exemplo: Pinheiro Grosso, Pinheirão, etc.) ou nome da localidade (Campos Novos, Fraiburgo, referência às cidades; Gateados, referência ao nome da Fazenda ou Empresa Florestal).